Finanças: 5 Passos para ter Controle Financeiro

Finanças: 5 Passos para ter Controle Financeiro

Desde pequena observava minha mãe fazendo contas, planejando e gerenciando tudo que entrava e saia para conseguir ter dinheiro suficiente para sustent

Desde pequena observava minha mãe fazendo contas, planejando e gerenciando tudo que entrava e saia para conseguir ter dinheiro suficiente para sustentar eu e meu irmão, além de pagar escola privada, e tocar os negócios. Ela é a única da família dela que fez faculdade, e tivemos sorte pois ela fez justamente economia e sabia da importância de controlar as finanças, e isso fez com que ela triplicasse seus bens após meu pai falecer, e sozinha. Cresci com um ótimo exemplo dentro de casa, sempre controlei os gastos e aprendi muito nova que as pessoas que tinham sucesso eram aquelas que levavam o controle financeiro a sério.

Planejamento Financeiro

planejamento financeiro

Educação financeira é algo que quase ninguém aprende quando está crescendo, apesar de ser essencial para o sucesso financeiro. Sabendo disso aqui estão os 5 passos para controlar as suas finanças:

1. Coloque no seu calendário um dia da semana para suas finanças

Milionários gastam em torno de 8.4 horas por mês gerenciando e planejando suas finanças de acordo com uma pesquisa de Thomas Stanley. Enquanto a maioria das pessoas querem se tornar milionários, a grande maioria não dedica o tempo e energia necessária para que isso aconteça, então não cometa este erro.

Ao invés disso, um dia da semana, por exemplo toda Segunda-Feira, dedique-se por pelo menos uma hora para a suas finanças. Durante essa hora você deve analisar quais são os seus gastos semanais, contas a pagar, qual é o seu orçamento e quanto você pode investir dentro disso. Esse dia tem que divertido, coloque uma música, faça um ritual, o qual você vai gostar, assim você consegue gostar desse processo e fazer isso continuamente. Quanto mais divertido você tornar esse dia, maiores são as chances de você continuar fazendo, e consistência é o que conta quando o assunto é controlar suas finanças.

2. Se comprometa a estudar Educação Financeira 20 minutos por semana

Não tente aprender tudo de uma vez que isso simplesmente não vai funcionar. Adicione no dia que  você designou para controlar suas finanças, 20 minutinhos para estudar algo relacionado a educação financeira. Escolha um tópico por semana para facilitar a sua vida, e leia sobre aquilo até você entender o conceito e como você pode aplicar isso para maximizar os seus resultados.

3. Converse com pessoas que te inspiram e que já estão onde você quer chegar

Não existe nada melhor do que conversar com pessoas bem sucedidas, incluindo empreendedores e mentores nessa área, Infelizmente muito do que seus amigos e familiares falam sobre dinheiro e como ganha-lo está completamente errado. Por isso que essa é uma das minhas maiores dicas para você que quer levar o seu orçamento para o próximo nível, se relacione com pessoas que irão fazer a diferença na sua vida, ao invés de viver naquele grupinho onde todos pensam igual e onde nenhum está onde você quer chegar. Não se apegue ao que você acha que sabe, pois quando deixamos outras pessoas compartilharem o que dá certo para elas em seus negócios, podemos aprender muito mais do que achando que sabemos tudo. Abra sua mente.

4. Teste estratégias na sua própria vida

O que a maioria dos empreendedores não sabem é que o melhor jeito de aprender se o ideia de negócio que criaram vai funcionar ou não, é simplesmente testando. E isso também é válido para as suas finanças pessoais. Algumas estratégias funcionam melhor para umas pessoas do que outras, todo mundo é diferente e tem um orçamento diferente, então não existe nada melhor do que testar. Existe muitos programas, sites e aplicativos que ajudam a controlar o orçamento e você só irá saber o que funciona melhor para você se testar. Já testei diversos sites e aplicativos e acabei descobrindo que não existe nada que funciona melhor para mim do que um simples documento de excel, mas só descobri isso depois de testar então recomendo que você faça o mesmo.

5. Gaste menos do que ganha

Não adianta tentar controlar os seus gastos se você gasta mais do que você ganha, pois desta maneira você não vai conseguir poupar. Se você gasta o que recebe, você também sempre estará na mesma situação, e assim você tem duas opções ou você vai precisar aumentar a sua renda ou cortar os seus gastos.

Controle Financeiro

controle financeiro

Para que isso aconteça você precisa definir o seu padrão de vida com base na renda que recebe, sem incluir o limite do cheque especial ou do cartão de crédito! Assim que receber seu salário, reserve entre 5% e 10% do que receber para poupar. Essa estratégia é muito mais eficiente do que esperar o final do mês para ver o que sobrou e se assustar com a conta negativa ou com o fato de não ter sobrado nada.

E lembre-se, realizar um sonho não é barato, você precisa dedicar-se a este propósito e definir quais são os seus objetivos, então quanto mais disciplina e organização mais fácil será de atingi-lo. Quanto antes você começar, melhor!

juliana-da-mata

Escrito por Juliana da Mata

 

Finanças: 5 Passos para ter Controle Financeiro
5 (100%) 1 voto

COMMENTS